Skip to content


Quanto vale um programador PHP?

Este post tem como foco os profissionais que trabalham com PHP.

Este assunto é algo que sempre esteve presente na minha vida profissional e provavelmente na da maioria de vocês. Quanto realmente vale um programador PHP?

Quantos de vocês já compararam seus salários com programadores Java?
A discrepância, na grande maioria dos casos, é enorme!

Assim como Ben Ramsey (que escreveu sobre o mesmo assunto em seu blog http://benramsey.com/archives/acceptable-rates-for-php-programmers/, o que me levou a escrever sobre este assunto, pois até então eu acreditava que o problema era somente brasileiro) eu concordo que programadores PHP deveriam ser pagos da mesma maneira que pagam programadores Java.
O grande problema é que qualquer pessoa pode se dizer programador PHP, mas nem todos programam bem. O que acontece hoje em dia é que qualquer pessoa pode ler um ou dois artigos / tutoriais e sair “programando”, pois o PHP permite essa facilidade por ser uma linguagem mais “fácil”. Esse “fácil” engloba muitos aspectos:

- “fácil” no sentido de ser uma linguagem sem muita “frescura”, como, por exemplo, posso citar o fato de que uma variável $x pode ser qualquer coisa: um número, uma string, um array, um booleano, etc.

- “fácil” no sentido do fácil acesso: gratuito, com uma documentação excelente disponível na Internet, você pode fazer muitas coisas (acessar banco de dados, criar imagens, criar arquivos, etc) com poucas linhas de código. Sem falar que não precisa compilar e tudo mais.

- etc.
Assim, temos MUITOS programadores PHP, mas POUCOS programadores BONS.

E o que acaba acontecendo é que os novatos normalmente aceitam salários baixos para fazer o trabalho, o que se mostra mais atrativo para as empresas. Com isso, o mercado vai afundando junto, pois quem realmente entende acaba recebendo um valor bem abaixo do que seria justo.
Para as empresas isso também é ruim. O produto final, site ou sistema, pode até funcionar da mesma maneira que funcionaria sendo desenvolvido por alguém experiente, mas com toda certeza o resultado final não vai ser o mesmo. Seria muito mais interessante para a empresa contratar um bom programador e pagar um valor justo para ter seu sistema 100%, do que contratar alguém inexperiente e ter um sistema cheio de vulnerabilidades, de difícil manutenção e futuramente acabar necessitando contratar outro programador para refazer o serviço.
Felizmente algumas atitudes vêm sendo tomadas para melhorar esse caso. Uma delas é a certificação da Zend, que ainda não faz tanta diferença assim, mas que logo, logo vai ser imprescindível. Outro fato importante é o do PHP estar evoluindo. PHP5 já evoluiu muito e logo mais vem o PHP6. Querendo ou não os novatos estão tendo que se especializar… aprender sobre orientação a objetos e tudo mais.
Para finalizar, gostaria de propor alguma maneira de mudarmos essa imagem!

Precisamos mostrar a todos que PHP é sim uma linguagem poderosa e que está sendo e que deve ser utilizada por grandes empresas.

Seria interessante também que os programadores não se sujeitassem a valores tão baixos. Entendo que isso envolve outras coisas, mas se nos unirmos provavelmente vamos melhorar este quadro.

Procurem sempre se especializar! Se vocês trabalham em uma empresa qualquer de criação de sites, provavelmente vocês não precisem se preocupar tanto com questões de performance, por exemplo. Mas se vocês pretenderem mudar para outro nível para mostrar novas possibilidades para a empresa que trabalha ou entrar em outra que vá pagar mais e que tenha uma aplicação em PHP que precisará de manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades, tendo em mente que existem milhares de acessos por dia, vocês serão obrigados a se especializar.

Vale lembrar que um erro bobo que impeça a aplicação de rodar por alguns minutos, ou um segundo de execução a mais no código, ou então alguns KBs a mais, inevitavelmente implicará em perda de clientes e / ou dinheiro.
Ninguém melhor que nós mesmos para sabermos o valor do nosso trabalho.

Pois então que assim seja! Vamos nos valorizar!

Posted in PHP, Português, Work.


73 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. JRD3 Art Comunicação says

    Preciso de programador PHP URGENTE !!! freela!!

  2. Ricardo says

    Estou procurando programador php para projeto – conhecimento de mysql e linux. enviar currículo e cases de trabalhos realizados.

  3. Marcelo Macedo says

    Prezados Senhores,

    Eu acho que a coisa é bem mais simples do que parece.

    O fato de padronizar o salário, por sí só é prejudicial, pois seria o mesmo que monopolizar o mercado.

    Com o tempo, isso será ruim para todos nós, pois o mercado vive justamente da oferta x procura.

    Sou analista de sistema, focado em ACCESS e dono de uma software house. Apesar de muita gente achar que o ACCESS é uma ferramente fraca e não profissional, eu vivo dela, e alias, vivo muito bem, graças a Deus, melhor do que a maioria das pessoas que falam mal dela, alias.

    Com isso quero mostrar que não existem regras, que o mercado tem que ser livre, e que o bom profissional é sempre valorizado.

    O que existe no mercado é um enxame de amadores que se auto-intitulam profissionais, o que estraga o mercado.

    Por outro lado, existe o bom programador que fez um projeto para uma grande empresa, e depois quer sair cobrando a mesma coisa para uma empresa pequena. Ambas as situações são erradas.

    O preço aplicado a uma grande empresa ou multi nacional, não pode ser aplicado a uma empresa pequena, porque com certeza não compensaria o desenvolvimento.

    Quem reclama que não recebe o que deveria, é porque provavelmente está tentando atender ao público errado, pois se ele focar o seu público alvo, que seriam grandes empresas, ele certamente receberá o valor correto, porém, existem centenas de pequenas empresas para cada empresa grande, e sobre essa questão eu não ví nenhum comentário por parte de vcs.

    Eu sou uma pessoa diferente, pois não nascí na era da informática, por isso tenho outras visões e gostaria de compartilhá-las com vcs.

    Quem dentre todos vcs não gostaria de estar andando de Ferrari?
    Agora, quem dentre de vcs realmente tem uma Ferrari?

    Com isso, quero mostrar que se o mercado só deéndensse de coisas quase perfeitas, o mundo não seria o que é hoje.

    Comparando uma ferrari com um Uno, certamente ela é sem sombra de dúvidas melhor que o Uno, agora, pense, quem vende mais ?

    Qual dois 2 dá o maior lucro para a fabrica ?

    Voltando ao foco, quando vcs falam que as empresas querem o barato, é porque passou o preço mais alto, pode ser um excelente programador, mas provavelmente faltam outros atributos a ele, falo isso por experiência própria. Quando preciso contratar um programador, aquele que sabe um pouco a mais dos outros, é uma pessoa tão insuportável e arrogante, que na minha empresa não trabalha, por melhor que ele seja. Me desculpe por generalizar, mas essa é a minha experiência, pois ainda não conhecí um programador de verdade, que é realmente bom, e que seja humilde ao lidar com os outros.

    Por isso, acabamos pegando o mais barato, até porque ele é bem mais fácil de se lidar.

    Outra coisa.
    Se o mercado somente devesse pegar os “bons” e “experientes”, como as novas gerações fariam para ser “bons” e “experientes” aos demais?

    Por isso, amigos, peço desculpas se alguem se sentiu atingido pelas minhas palavras, pois não é essa a intenção, apenas quero mostrar que existe muito mais do que apenas ser “bom” no que faz. Hoje o mercado não procura um excelente profissional, ele procura um excelente profissional que seja uma excelente pessoa.

    Alias, estou procurando profissionais dessa area. Aos interessados, mande curriculo para diretoria@trillennium.inf.br

    Abraços a todos e boa sorte.

  4. Tulio Oliveira says

    Pagamos por hora prevista. Se o programador aceitar, recebe o que foi combinado, ainda que tenha gasto mais ou menos horas de desenvolvimento.

    Selecionamos os melhores. TELECONTROL.

  5. Eduardo says

    Caro Programador,

    No momento temos uma última vaga aberta para um programador em PHP com nossa empresa Echo Midia. Somos uma empresa americana procurando por programadores brasileiros com grande experiência em programação, com foco maior em PHP, para integrar em nossa equipe e realizar trabalhos para nossos clientes.

    O programador trabalharia de nosso escritório localizado no bairro do Ipiranga, São Paulo.

    Se interessado favor entrar em contato o mais rápido possível para o e-mail emessani@echoprospects.com com as respostas para as seguintes perguntas, para que possam ser analisas e enviadas para nosso RH:

    - Tempo de experiência com PHP
    - Algum conhecimento em Symfony?
    - Nível do inglês
    - Disponibilidade de trabalhar full time alocado de nossa agência em São Paulo?
    - Caso escolhido para a posição quão breve estaria disponível para começar

    Favor notar que a posição requer um mínimo de 4 anos de experiência com PHP, algum conhecimento básico em Symfony, bom nível de inglês e oito horas disponíveis para trabalhar conosco em nossa agência de São Paulo.

    Esperamos contato imediato para que possamos seguir com o processo.

    Atenciosamente,
    Eduardo Messani

  6. Programador Php says

    Complicado…

    Já peguei sistema para dar manutenção e tive muita dor de cabeça com isso. A maioria dos programadores desenvolvem sistemas sem o mínimo de planejamento (leia-se POG) e deixam a segurança totalmente de lado.

    Com iniciantes denvevolvendo sistemas de qualquer forma, não me admira o programador php de verdade ser um profissional desvalorizado. Mas isso já está mudando gente, PHP de agora pra frente é puro OOP…

    Att,
    Muller Dias

  7. VALDIR says

    PRECISO DE PROGRAMADOR (PHP) QUE TENHA EXPERIÊNCIA EM (SCRIPT) SISTEMA DE MARKETING-DIRETO, MARKETING DE REDE, ETC… CONTATOS: seuscript@gmail.com

  8. João dos Santos says

    Já fiquei 4 meses recusando propostas de trabalho porque achava que não estavam oferecendo o valor de salário que eu merecia, e não me arrependo, várias empresas estão preferindo pagar dois ou três juniores, ao invés de contratar um sênior, por falta de visão, pois um sistema bem estruturado vai ter uma manutenção muito melhor e com uma performance vai apurada. Infelizmente o barato sai caro. Pra quem se especializou, é muito importante não aceitar propostas que desvalorizam o nosso trabalho só porque é um PHP, só assim conseguiremos fazer com que o nosso nível salarial seja igual ao pessoal do Java, pois pra mim, trabalham hoje em sistemas de mesma importância.
    Parabéns pelo post.

  9. Karina says

    Pois é pessoal… Que coisa!
    Lilian… não és mais a única mulher por aqui…

    Sou nova no blog… Nova na programação PHP… se assim posso chamar…

    Adorei o post Silvano. Realmente nos põe pra pensar e refletir… temos várias opiniões… diferentes!

    Sou de Porto Alegre, quero muito trabalhar com programação e enfim resolvi começar!! Já montei frankensteins pesquisando na web… já baixei polígrafos… já comprei livros… Não quero chegar a ponto de fechar com algum cliente e dizer que não estou apta a fazer… então… Agora resolvi fazer um curso… No SENAC… que foi o que achei mais qualificado por aqui… pra claro poder trabalhar em algum lugar e posteriormente fazer uma faculdade.
    Daí o nosso amigo Fábio comenta ali: “Concordo plenamente, Acho uma puta de uma sacanagem estes gurizinhos ai que fazem um curso no senac com 5 aulinhas de web e se auto intitulam-se programadores….”

    Então pergunto caros amigos!!!! por onde começar?

    Entendo perfeitamente a indignação, até porque não vou querer “concorrentes” assim, porém, ao menos quem está fazendo curso é porque tem no mínimo a intenção de chegar no mesmo patamar que tu deve estar agora. Não entenda como ofensa, mas tu mesmo sabe o quanto está difícil se tornar um bom profissional, é difícil encontrar lugares qualificados para estudar programação e deve saber também que é muito mais cômodo e barato estudar em casa ou no trabalho!!!

    Sobre quanto vale um programador php???

    Eu espero valer muito!

    Adorei o blog!

    • Luiz Vicente says

      Como está sua vida profissional ? Está empregada ? Preciso de programador php que queira aprender e se desenvolver na área… Toparia incursões remotas ?

      • Rafael says

        Se precisar de um programado nesse perfil, pode me chamar, estou a procura.

  10. Douglas says

    tenho uma vaga disponivel para programador PHP desejo com bons conhecimentos e ja com experiencia em MYSQL + HMTL + CSS
    Homebrasil – email douglas@homebrasil.com
    oferecemos registro + clt + vr+ vt e convenio

  11. Amelia says

    Olá pessoal … Gostei muito do blog, sou programadora PHP desde 2005. Executei trabalhos bem legais, e o mais trabalhoso foi a loja virtual RS1 http://www.rs1.com que atualizei por 2 anos. Fora este, tenho outros projetos entregues este mês, tais como http://www.anjoss.com.br e http://www.roteiroaude.com.br Possuo muitos outros no portfolio de desenvolvidos, porém nem todo cliente mantém seu site online :-(
    Tenho disponibilidade atualmente para Freelas (nacionais / inter – possuo inglês fluente ) ou fixos.
    Caso haja interesse, entre em contato, vamos conversar sobre o seu projeto.
    Abraço !
    Att
    Amelia
    msn.amelia@hotmail.com

  12. Administrador de empresas says

    Simples, é apenas a lei da oferta e da procura.
    Muita gente querendo comprar banana, o preço sobe.
    Pouca gente querendo comprar banana, o preço desce.

    Háaa… mais meu sistema é melhor, é orientado a objeto, e etc.
    Ok,
    Mas o cliente nem imagina o que seja orientação a objetos, então ele não percebe o valor.

    Ninguém controla o mercado, ele é livre.

    Não está satisfeito? mude de profissão, é mais fácil que tentar mudar o mundo com críticas aos iniciantes.

    Ninguém precisa de faculdade para ser programador, os grandes hackers são todos autodidatas.

    É isso que dói em quem fez faculdade e está perdendo para quem não fez.

    É isso o que é legal da internet, a democratização da informação.

    Se a pessoa for dedicada dá para aprender (e bem) só estudando pela internet.

    Não é incrível? você estudar e depois poder trabalhar sem sair de casa?

    Acho meio difícil o pessoal monopolizar a informação e o mercado de trabalho, pois isso vai contra a proposta da internet que é a informação ao alcance de todos.

    Você é iniciante? seja feliz e cobre o quanto você achar justo, o mercado é livre, ninguém manda em ninguém.

    Com o tempo você vai se especializar mais e vai esquecer de quando era iniciante em vai meter o pau nos iniciantes igual a muitos aqui.

  13. Jeferson Machia says

    Olá, parabéns pelo post…
    Gostaria de fazer um comentário bem breve.
    Na realidade os programadores iniciantes deveriam dar mais valor a sua profissão, nunca trabalhar por um valor baixo, pois dessa forma desvaloriza o seu trabalho e o trabalho de outros programadores. Portanto iniciantes… de valor ao seu trabalho hoje, para que não seja desmerecido amanhã.
    Pois se os valores estiverem de acordo, não tem colo alguem pagar mais barato. Vai ser aquele valor e pronto.
    Abraços.

  14. Link do site de empregos says

    Galera desenvolvi um site de empregos de graça para todos nós . quando cadastrado a empresa recebe o perfil da vaga por email do candidato e vice versa, o cadastro e de graça com cinco campos apenas.

  15. Yngve Dahlström says

    Tem uma coisa nisso que não entendo . Nos anúnicos tem ‘programador PHP’ no cabeçalho, mas quando se lê o texto começam as exigências. MySQL, html, css, javascript, tudo bem, faz parte. Mas sobre isso empilham graduação em informática, framework, oracle, access, zend, joomla, drupal, design, etc. Ainda por cima cada uma tem um mix diferente, assim fica complicado satisfazer a todos. É querer um piloto de jato para voar um teco-teco.

  16. Jonatas says

    Preciso de um programador de PHP com experiencia, para trabalhar em um fórum que vai ser inaugurado ainda.
    Qualquer coisa me adc: jonatas-gja@hotmail.com

  17. Augusto says

    As pessoas tem de aprender a se valorizar sabe, e as empresas precisam ar mais valores ao projeto pois querem faturar muito e diminuir o custo com as ferramentas mas não querem pagar bem por isso, eu faturo uma media de R$ 8.000,00 com php, sabe acho pouco ainda se comparado a programadores de países mais desenvolvidos, mas isso é porque eu não me prostituo, ou paga o que eu quero ou não faço, e também me comprometo a entregar o melhor em termos de usabilidade e organização.

  18. cleberson says

    @Marcelo Macedo:
    Se os programadores que você conheceu lhe pareceram arrogantes, é porque já estão de “saco cheio” de empresas e empresários que querem um programador que saiba todas as linguagens existentes na galáxia, mais todos os FrameWorks conhecidos, mais isso, aquele outro e por fim, mais aquele outro e em troca o belíssimo salário de R$ 800 + VT…
    Com certeza identificando esse cenário, qualquer profissional se sente humilhado e desvalorizado e acaba ou se tornando empresário ou externando essas amarguras…

  19. Dieison Zanela says

    Boa Tarde! Meu contato se deve à uma possível parceria, sou de Sarandi/RS e possuo um site de notícias aqui para a região norte do Estado. O site foi criado ano passado e estou com projetos de expandi-lo para mais cidades, oferecendo assim um serviço para cadastro de currículos ao estilo manganger, onfojobs ou penseempregos. Contudo meu site de notícias é feito em wordpress(só entendo de wordpress) e o site de empregos terá de ser em php, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que irão acessar e não posso oferecer o painel do wordpress e também não há nada que faça algo do genero neste CMS. Assim, caso a parceria lhe interesse fico no aguardo.

1 2

Continuing the Discussion

  1. Censo Nacional de PHP e PHP Counter - Silvano Girardi Jr. linked to this post on 12/04/2009

    [...] O artigo se espalhou por vários sites e inclusive trouxe muitos visitantes para o meu blog: http://www.silvano.pro.br/2006/07/09/quanto-vale-um-programador-php/ [...]

  2. Quanto vale um programador PHP? linked to this post on 30/03/2011

    [...] Silvano Girardi Jr. Postado por Notícias [...]



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.