Skip to content


memcached e AppCache for PHP5

Inicialmente uma breve história de como comecei a usar o memcached.

Há alguns meses, na empresa onde trabalho, precisamos encontrar uma solução mais eficiente para trabalhar com sessions compartilhadas entre multiplos servidores. Estavamos utilizando arquivos em NFS, o que é MUITO lento. Banco de dados era uma alternativa, mas somente em último caso.

Então compramos inicialmente duas licenças (nada baratas) do Zend Platform para utilizar o tão (a princípio) maravilhoso Zend Session Clustering! Depois de várias tentativas para fazê-lo funcionar nos dois servidores, pedindo auxílio ao suporte técnico da Zend (que demorava para responder e quando respondiam não ajudavam em nada), decidimos então parar de perder tempo com eles (2 meses), pedimos o dinheiro de volta e partimos para outra solução. Foi aí que encontramos o memcached e então implementei um session_handler sobre ele.

Resumidamente falando, o memcached trabalha diretamente com a memória RAM. Com ele você pode salvar qualquer informação diretamente na memória. Se você encontrar algo mais rápido que isso, me avise! :)

Para mais informações sobre o memcached acesse: http://danga.com/memcached/

Hoje um amigo me enviou esse link: http://lab.arc90.com/2007/06/appcache_for_php5.php e achei ser interessante compartilhá-lo com vocês.

É uma ótima ferramenta para trabalhar com memcached. Você simplesmente passa para ele os hosts que têm o daemon rodando e trabalha diretamente com ele como um objeto qualquer! MUITO mais prático que trabalhar diretamente com a aplicação, enviando comandos via socket :)

Espero que lhe seja útil!

Abraço!

Posted in PHP, Português.


One Response

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Franciel Dors says

    Olá òtimo artigo.
    Pode me informar algum servidor compartilhado q suporte memcached?



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.