Skip to content


Patriota!


Caros,

Hoje recebi um email com este anexo: Sobre o Brasil com frases de uma suposta “Senhora Holandesa” sobre o nosso país. E no email uma frase para “refletir um pouco mais e reclamar um pouco menos”.

Então comecei a refletir e percebi o quanto fiquei indignado.

Concordo que precisamos ser mais patriotas. Todos dizem que os americanos são patriotas demais, mas nós é que somos patriotas de menos.
O problema é que não dá pra simplesmente fechar os olhos para o que acontece.

Primeiro leia a apresentação em anexo. Depois continue nesse post.

Então eis alguns comentários sobre os slides do PPT. Fui comentando os slides na mesma seqüência, mas não coloquei referencia a qual slide a frase pertence. Então se você ler este post até o final, algumas frases na seqüência estarão desconexas, por tratarem de assuntos diferentes.

Vamos lá.

Temos o melhor sistema de eleições do planeta, mas de que vale isso se infelizmente não temos os melhores eleitores?
Um povo que esquece rápido o que os corruptos fazem… elegem Clodovil, expulsam um presidente (!!!) para depois ele ser eleito Senador!
O que é mais importante?

Que pena que os países mais desenvolvidos comem alguns micróbios a mais.
Enquanto que no Brasil, se reduzissem os impostos sobre os alimentos, 6.4 MILHÕES de pessoas sairiam da linha de pobreza e ao menos teriam o que comer!

Sobre restaurantes não terem lugares para não fumantes, apenas uma informação estatística que não está diretamente relacionada, mas serve de parâmetro: o Brasil é o segundo maior produtor de fumo do planeta (fonte: http://www.scp.rs.gov.br/atlas/atlas.asp?menu=266)

Em Paris os garçons são mal educados? Creio que esta senhora não esteve em Florianópolis :)

Quanto ao nosso idioma, os jovens estão matando nossa língua e ninguém faz nada. Faça uma rápida leitura em blogs de adolescentes, ou até mesmo em conteúdos voltados aos adolescentes, e verás do que estou falando.

Se o Rio de Janeiro foi a cidade mais solidária, gostaria de saber quais foram as outras 49 cidades.

Interessante os dados sobre a internet, pena que desses 40%, 90% só sabem ficar vendo pornografia, youtube, orkut, msn, fotologs e afins. Sejam bem vindos à Inclusão Digital: http://www.perolasdoorkut.com.br

Ótimo também termos várias fábricas de veículos, assim como é ótimo também eles facilitarem as vendas desses automóveis com financiamentos com parcelas pequenas, prazos longos e juros altíssimos. E então reclamam de congestionamentos, poluição, etc.
Além disso,  nossos carros têm 30% de segurança de um carro europeu, 60% da qualidade e mesmo a versão completa não tem a metade de acessórios, e ainda assim custam o dobro ou mais!
As mesmas facilidades de pagamentos estão acontecendo com o mercado imobiliário, com financiamento de até 30 (!!!) anos.
Só quero ver quando estas bolhas estourarem.

Uma correção: 97.3% das crianças estão FREQUENTANDO as escolas. E não necessariamente estudando. Vocês sabem que o número de reprovações diminuiu e nosso país está sendo bem visto internacionalmente, certo? E sabem como fizeram isso? Melhorando o ensino? NÃO, agora simplesmente as crianças não reprovam mais!
Olhe o que disse uma professora de escola pública aqui de Florianópolis aos pais de uma aluna que não tinha nota suficiente para passar de ano, mas foi aprovada: “Não se preocupe com isso, vais ver que ela não vai ter uma profissão que precise de matemática”. QUE PROFISSÃO NÃO PRECISA DE MATEMÁTICA, MINHA SENHORA?
Sem contar também que agora os alunos “pintam e bordam” dentro das escolas e os professores “não podem fazer nada, pois o conselho tutelar vai puní-los”.

Segundo maior mercado de aviões e helicópteros! UAU! Pena que a maioria esmagadora da população só sabe o que são porque os vêem passar sobre suas cabeças, caírem na Amazônia ou explodirem em algum lugar do mundo.

Agora, a minha maior frustração está justamente com o mercado editorial. Um amigo recentemente lançou um livro e tem sido um sucesso de vendas. Por curiosidade e vontade de também publicar algo, perguntei a ele quantos % fica para o autor, DONO DO CONTEÚDO INTELECTUAL E PRODUTOR do mesmo. Ele me disse que recebe 8%. OITO PORCENTO! Felizmente ainda tem muita gente que produz estes conteúdos por outras razões e não dependem desse dinheiro. É uma vergonha!

O Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta e deve também ter o mais lucrativo.
Bancos batendo recordes de faturamento na ordem de BILHÕES POR TRIMESTRE e a todo o momento aumentando tarifas sem explicações algumas.

70% da população se dedica ao voluntariado? Eu estaria com um belo sorriso no rosto e muito orgulhoso se isso não fosse piada!
Onde que pesquisaram isso? Quem de vocês faz isso e quantos vocês conhecem que também fazem? E desses, quantos fazem de coração e não simplesmente para diminuir a carga tributária (outro absurdo) recordista mundial (ainda que isto seja melhor que nada)?
Um povo que gasta milhões em ligações para votar no “próximo BBB a sair da casa” e não contribuem com doações a programas como Teleton, Criança Esperança, etc. Alguns até dizem: “eu não vou contribuir para o criança esperança. Sabe Deus o que a Globo faz com esse dinheiro.”. E o BBB é de onde?
E falando de televisão brasileira, que vergonha. Os melhores programas da TV aberta passam praticamente de madrugada, quando a população está dormindo. É muito mais interessante mostrar bundas, peitos, traições, mortes, assaltos, drogas, programas copiados de outras emissoras, piadas de mau gosto e etc. Pra que mostrar o que presta e faria nosso povo crescer e evoluir, se o que não presta dá mais ibope (e conseqüentemente mais lucro)?
A propósito, na minha opinião, o melhor canal da televisão brasileira é o canal IDEAL, da Abril. http://www.idealtv.com.br/

Nem vou comentar a democracia…

Sim… O Brasil está punindo seus próprios membros… “vai pra casa esse ano que esses milhões que você desviou devem ser suficientes para manter você e sua família até que o povo te eleja novamente, daqui 4 anos no máximo”.
Sem falar que cartões corporativos foram “pequenos equívocos”. Quem dera eu poder ter pequenos equívocos de 14mil reais/mês, fora um salário do mesmo valor.

Realmente, o jeitinho brasileiro é o melhor do nosso povo. Estou falando do jeitinho brasileiro de se virar, correr atrás do prejuízo, conseguir sorrir depois de tudo isso que eu coloquei aí em cima e ainda ter forças pra lutar.
Não falo aqui da Lei de Gérson, também conhecida por jeitinho brasileiro que é o que nosso povo tem de pior. Atitudes como passar a perna, tirar proveito, ser egoísta, burlar a tudo e a todos… É o que mais me deixa triste.

Aquela do banho foi uma piada pronta… “a gente é pobre, mas é limpinho”

Precisamos de fato ser mais patriotas, mas ser patriota é defender o seu país e lutar para melhorar as coisas ruins que existem nele, e não fechar os olhos para os absurdos. As pessoas devem reclamar SIM, mas de nada vai adiantar só reclamar e não AGIR!!!

É assim que faremos a diferença.

Teremos eleições este ano… Façamos um favor a nós mesmos. Vamos procurar conhecer melhor aqueles a quem damos nossos votos.

Aqui estão também alguns links interessantes
http://www.porumbrasilmelhor.com.br/
http://www.umbrasilmelhor.com.br/

Caso conheça outros, favor postar nos comentários.

Não são a solução para todos os problemas, mas já fazem algum barulho.

Estou aberto a discutir qualquer destes itens.

Um abraço
Silvano Girardi Jr.

Posted in Português.


4 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Leandro Augusto says

    O brasileiro não passa no teste “O que você faz quando ninguém te vê fazendo… ” INfelizmente, o brasileiro ‘padrão’, aquele que critica os políticos e diz que só tem ladrão lá em Brasília, faria a mesma coisa se pudesse.

    Neste vídeo do CQC [ http://www.youtube.com/watch?v=93yzaa7G2I4 ] é possível ver como o povo age. Chega a dar repugnância ter a mesma nacionalidade deste tipo de gente, o problema que esta não é a excessão, é a regra. A frase de conclusão do Gentili é extremamente sensata: O governo é o reflexo do povo.

    Ah! E a expressão “Achado não é roubado” não é apoiada juridicamente. O fato de você encontrar algo na rua não o torna proprietário do bem, se houver maneira de encontrar o dono e você não o fizer, isto será considerado apropriação indébita.

    “Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é este ?”

    Parabéns pelo texto Silvano!

  2. Sylvestre Mergulhão says

    Cara, sensacional o seu post, meus parabéns. Grande abraço!

  3. Henrique Andrade says

    Concordo plenamente!

    Tem mais um comentário que você não fez… temos o sistema eleitoral “mais moderno do mundo”, que dá o resultado mais rápido… mas ao mesmo tempo não permite recontagem e não garante que não houveram fraudes! Pq será que Europa, EUA e Japão não usam urnas iguais as nossas? Pq não tem tecnologia? Claro que não! É pq eles preferem garantir a democracia… já o Brasil…

    Mais informações sobre isso em http://www.softwarelivre.org/news/3163

  4. Vinicius says

    Concordo com o post plenamente!

    Só um detalhe sobre o post do Henrique, se o povo não fosse corrupto, não teria problema de usar a urna, pois não haveria necessidade de recontagem. =D



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.