Skip to content


“Como ser um bom profissional de TI”: Minhas Contribuições

Este post na verdade era para ser um comentário no blog do meu amigo Elton Minetto. Antes de ler o que eu escrevi, leia o post dele: http://www.eltonminetto.net/como-ser-um-bom-profissional-de-ti.htm

Comecei a escrever meu comentário e rapidamente notei que o que eu tinha pra falar não servia para um simples comentário. Aproveitei então a oportunidade de criar vergonha na cara e atualizar meu blog com este “post-resposta”.

Segue então o que escrevi ao Elton:

Excelente post, Elton!
Minha experiência nos meus 10 anos na mesma área me leva às mesmas conclusões.

Minhas contribuições aos tópicos:

Estude e aperfeiçoe-se

Apenas um comentário. Se seu leitor optar por fazer uma faculdade: lembre-se de que o propósito deste período de estudo serve para você entrar em um mercado de trabalho. Onde as coisas são mais práticas e menos teóricas. Sugiro entrar no mercado de alguma forma, seja através dos outros tópicos citados nos posts, como participar em UGs, conferências, enfim. Estar em contato com profissionais da área ajuda bastante!

Aprenda inglês

Li o post do Guilherme no dia que ele postou e também concordo. Eu nunca fiz curso de inglês e hoje sou Diretor de Tecnologia de uma empresa americana. Estou neste momento em Miami. Se eu não soubesse inglês não teria tantas oportunidades.

Mantenha o networking

Eu creio que Networking é ESSENCIAL. Networking abre portas! As vezes onde você nem imagina que existiria uma.

Vá a conferências e eventos

Concordo plenamente. Ajuda a exercitar e aumentar seu networking.

Não se apaixone por uma tecnologia

Usando uma comparação simples, existe uma razão pela qual um lenhador utiliza um machado ao invés de uma faca. Mesma analogia se aplica neste contexto.

Aprenda outras áreas

Perfeito também. Abra a mente para outras áreas. Conheça pessoas de outros setores da empresa. Este conhecimento vai te trazer mais networking e acredite em mim: portas maiores podem se abrir através de contatos que não são da sua área.

Tenha um blog/site

Aconselho também. Conheci muitas pessoas através de blogs que criei.

Pratique sempre

Outra máxima: “a prática leva à perfeição”

Leia muito

Concordo, apesar de que eu poderia ler mais do que leio :) Ler ajuda também a aprender a escrever as palavras corretamente, o que me parece que falta a muita gente.

Colabore

Eu aprendi muito do que sei hoje colaborando com outras pessoas. Eu passava HORAS por dia em canais de IRC relacionados à web ajudando outras pessoas. Adorava quando alguém aparecia com um problema que eu não sabia a resposta, pois era a minha grande oportunidade de buscar este conhecimento para poder então ajudar. E assim não só consegui aprender muitas coisas, como também conheci muitas pessoas. Até alguns que na época eram adolescentes e hojes são colegas de profissão, muitos dos quais tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e manter contato.

Participe de algum GU

Como membro do PHPSC, sou suspeito para falar. Mas eu acredito que se todos os profissionais participassem de GU’s relacionados as suas áreas de atuação, o mercado de trabalho seria muito, mas muito melhor.

Quero adicionar um tópico:
Saia da sua zona de conforto
Não tenha medo de arriscar quando alguma oportunidade bater em sua porta. Especialmente se você tiver que sair da sua zona de conforto. Este é o grande motivo pelo qual algumas pessoas tem mais sucesso do que outras: elas arriscam. E isto me lembra de outra máxima, que não por acaso já pude sentir na pela várias vezes: quanto mais me empenho, mais sorte eu tenho.

Quando você correr riscos, se empenhar, sair da sua zona de conforto por várias vezes e enfim ter sucesso, vai ser comum as pessoas olharem para você e dizerem que você teve sorte… mas você se acostuma :)

Abraço Elton e parabéns pelo post.

Posted in Português.

Tagged with , .


7 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Bruno PorKaria says

    Aooo Silvano, quero ser que nem vc quando eu crescer.

    O item aí que eu mais preciso trabalhar (e que já estou) é o Inglês, mas isso não impediu de eu fazer todas as outras, isso é importante deixar claro, por mais que vc se esforce em algum item vc não vai ser tão bom.

    O importante mesmo é ter vontade de mudar e fazer o melhor :D

  2. Wesley Klewerton says

    Muito bom! Parabéns

  3. Márcia says

    Hehehe sair da zona de conforto é importante mas não é fácil… é o meu ponto fraco!

  4. Marvin Ferreira says

    Muito bom o post do Elton Minetto e concordo plenamente com suas colocações.
    Tenho 20 anos e desde os 13 estou envolvido com programação e coisas relacionadas a área.
    Ainda sou universitário mas o que mais falo para muitos dos meus amigos iniciantes são exatamente as coisas listadas por vocês, sejam ativos em comunidades, leiam muito, façam networking em conferências palestras cursos seja lá o que for e se puder crie um blog ou pelo menos contribua com algum outro pois quem quer ser visto tem que se mostrar.
    Muitos amigos de faculdade trabalham na mesma empresa que eu por indicação minha e o que eu sempre tenho em mente é que ajudando as pessoas eu não preciso ter algo em troca mas sei que um dia caso eu precise eu sei quem poderá me ajudar e vice-versa.
    Como foi dito, ninguém chega em lugar nenhum sozinho.

    Abraços,
    Marvin Ferreira

  5. Felipe says

    Ótimos “adendos”, Silvano. Muito bom os posts, tanto o seu quanto o do Elton. Parabéns!

  6. Cris says

    Te encontrei! mt bom o blog.
    um abraço (crika)

Continuing the Discussion

  1. “Como ser um bom profissional de TI”: 2x Minhas Contribuições | Alexandre Altair de Melo linked to this post on 12/12/2010

    [...] um bom profissional de TI em dois tópicos do post. Para conferir os artigos originais leia aqui e aqui. E parabéns ao Elton pelo artigo e ao Silvano pelo [...]



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.