Skip to content


#tek11 – Porque você deveria ir

Acabo de voltar de Chicago, após 2 dias de evento na php|tek11 . Teriam sido 3 dias, se eu não tivesse 3 voos cancelados e assim perdido o primeiro dia de evento. Mas isto é conteúdo para outro post.

Quero agradecer à InPhonex, provedora de serviços VoIP, onde trabalho, por ter patrocinado a minha ida. Estou trazendo muita informação e conteúdo para o nosso time de desenvolvimento.

Este foi meu primeiro evento internacional de PHP e sem dúvida não será o último.

Razões:

#1 Comunidade/Família

Cheguei no local do evento às 9:30 da manhã do dia 26 de maio, segundo dia de conferência. Peguei minha credencial, a agenda do evento e fiquei sabendo dos concursos que rolariam nos dias do evento. Entre eles o “Bingo dos Palestrantes”, onde você recebia duas cartelas com foto e nome de alguns dos palestrantes, e seu objetivo era ir até cada um destes palestrantes para que este carimbe ou assine sua cartela. Já deu pra sentir como seria o evento.
Elizabeth Naramore estava falando sobre “Comunidades Open Source” com muito entusiasmo e simpatia, apesar de ter chego 30 minutos antes do início da palestra devido a problemas com voos também. Todos adoraram a palestra!
Em um intervalo vi alguém pedindo que ela carimbasse a cartela, aproveitei a deixa para pedir também. Ela não só carimbou, mas perguntou também quem eu era. Quando eu me apresentei ela disse: “Ah, então você é o outro brasileiro que o Rafael Dohms estava falando” então me apresentou para a Lorna Jane Mitchell que estava junto a ela, ambas muito queridas.
Esta primeira experiência se repetiu com cada um dos palestrantes ou organizadores do evento com quem conversei. TODOS muito abertos e receptivos, o que para mim foi sensacional.
O sentimento é que todos ali fazem parte de uma grande família.

#2 Contato com pessoas que fazem a diferença

Os conteúdos das palestras foram excelentes, mas mais que isto, a interação com as outras pessoas é algo que não tem preço. A oportunidade de extender o conteúdo da palestra, com o próprio palestrante, discutindo a sua realidade dentro da sua empresa, é ótima.
E você não está falando com uma pessoa qualquer. São pessoas que trabalham em empresas e projetos como: php|architect, Zend, Adobe, SourceForge, Microsoft, Oracle, WordPress, xdebug, pear, node.js, couchDB e muitos outros.

#3 Conteúdo

Não vou falar dos conteúdos das palestras, pois este post ficaria muito extenso. Adianto apenas que o conteúdo é essencial para empresas e profissionais que querem atingir o próximo nível.
Então de uma olhada aqui: http://joind.in/event/view/679 neste link você vai encontrar os slides para todas as palestras assim como o feedback do público.

#4 Hack-a-thon

Na noite do dia 26 de maio foi realizado o Hack-a-Thon. Uma noite para por a mão na massa. Haviam vários projetos com seus representantes e os participantes poderiam escolher qual projeto contribuir e tentar desenvolver algo, ou ajudar resolver bugs, enfim… para trocar idéias de forma prática. Mais informações aqui. Gostei muito do modelo e creio que devemos acrescentar nos nossos eventos também. É diferente dos mini-cursos pois é algo mais aberto e bidirecional. Também nesta noite foi organizado um PHP Test Fest pelo brazuca Rafael Dohms, trabalho que foi elogiado.

#5 Portas Abertas

Existem muitas oportunidades de emprego nestes eventos. Várias empresas procurando profissionais.
Além disso, existe muita oportunidade para networking, o que eventualmente pode se tornar uma oportunidade de emprego no futuro.

E para finalizar…

Quero agradecer e MUITO, em meu nome e em nome de toda a comunidade PHPSC também, ao Rafael Dohms, pelo excelente trabalho que ele está fazendo na comunidade PHP brasileira e também nos representando em eventos como este.
Sem dúvida alguma o pessoal lá fora gosta demais dele e o respeitam muito. Respeito este que falta de muitas pessoas que fazem parte da nossa comunidade.
A todos aqueles que criticam o Rafael, gostaria de pedir que vocês parem e pensem o que estão fazendo pela comunidade ou mercado de trabalho, antes de sair atirando pedras.
Rafael está abrindo portas enormes para nós e quem não está vendo isso ainda, precisa prestar mais atenção.
Infelizmente perdi a apresentação da sua palestra por causa dos voos cancelados, mas o feedback foi ótimo: http://joind.in/talk/view/3417

Enfim, esta é minha recomendação para todos que tiverem uma oportunidade de ir em um evento como este, especialmente a php|tek, vão! Vale cada minuto!

Um abraço!

Posted in PHP, Português.


7 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Johnathan says

    Acho que o post fala por si só. Parabéns Silvano.

  2. Thiago says

    Show de bola, parabéns Silvano.
    Falta muito ainda a comunidade, mas vejo que nos últimos anos, estamos melhorando cada vez mais. É isso aí.

  3. Elton Minetto says

    Mt legal sua experiência.
    Qual vc acha q foi a maior diferença entre os eventos aqui no Brasil e o PHP|tek? O que vc acha q podemos melhorar?

    • admin says

      Acho que a maior diferença foi este incentivo todo sobre a interação entre os participantes/palestrantes, a troca de experiências, o sentimento de fazer parte de uma comunidade unida. Por aqui não há todo este incentivo. Você até pode ir conversar com o palestrante, mas não há um incentivo assim vindo do evento ou dos palestrantes.
      Outra coisa também foi o Hack-a-Thon e contests com incentivos (prêmios) para participantes são bem legais. Os participantes acabam se divertindo e ajudando com projetos open source.
      É preciso dar voz também aos participantes, não ficar nesta modalidade unilateral onde apenas um fala e todos ouvem. Creio que muitas pessoas que participam também tem bastante a colaborar.

      Enfim… creio que o caminho é este. Dar espaço aos participantes e incentivar uma maior e melhor interação com os palestrantes.

      Outra coisa que notei também foi o nível e assunto das palestras. Estão em outro nível já… não tem muita coisa para iniciantes. Acho que está na hora de puxar o nosso mercado para um outro nível também.

      • Rafael Dohms says

        nesse aspecto eu vejo uma grande diferença no público tb, nao tem muitos iniciantes por lá, ao contrario daqui. Claro que os preços empurram isso.. com isso as empresas so mandam os devs de nivel intermediário para o evento.

        Mas eu acho que precisamos trabalhar as palestras de “soft skills” aqui no Brasil, não so as tecnicas.

        Obrigado pelas palvras Silvano, eu tenho muito prazer no que faço e espero que possa continuar contribuindo sempre.

  4. Elton Minetto says

    Também concordo que faltam palestras de nível mais avançado. Talvez dois eventos? Um com nível mais básico/intermediário, maior, como é o PHPConf e outro menor, mais avançado (e mais caro tmb).
    Minha grande dúvida é se teria mercado para isso no Brasil. A galera não tem essa cultura de investir pesado em cursos/eventos/palestras. O que é uma pena

Continuing the Discussion

  1. Comment on php|tek 2011 Wrap Up – A Different Animal by Silvano Girardi Jr. | welcome to our world linked to this post on 10/08/2011

    [...] was exactly the same impressions I had and blogged about (http://www.silvano.pro.br/2011/05/29/tek11-porque-voce-deveria-ir/ in portuguese, though, to show our Brazilian community things we need to improve). This was my [...]



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.