Skip to content


Censo Nacional de PHP e PHP Counter

Hoje vou lhes contar brevemente como surgiu a idéia do PHP Counter, porém contando a minha versão até onde iniciou a parceria com o Er Galvão.

Eu trabalho profissionalmente com PHP desde 2001, e ao longo destes anos fui identificando algumas tendências e preocupações entre os profissionais que também utilizam o PHP.
Em 2006 escrevi um artigo no PHPBrasil.com, que teve muito sucesso e interesse: http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/1286, falando de uma forma subjetiva em como eu via a situação do nosso mercado.

O artigo se espalhou por vários sites e inclusive trouxe muitos visitantes para o meu blog: http://www.silvano.pro.br/2006/07/09/quanto-vale-um-programador-php/

Porém, eu considero meu artigo bastante incompleto, porque não mostra objetivamente a situação do mercado. Muitas pessoas notaram isto e perguntaram nos comentários, e então comecei a pensar em como conseguir estes dados para que eu pudesse escrever um novo artigo, mostrando a realidade com números.

Eis que surgiu então a idéia de criar um Censo Nacional de PHP, buscando a participação do maior número possível dos profissionais da área. Mas isto aconteceu há três anos e desde então eu procurava tempo e disposição para colocar o projeto em prática.

Há dois anos me tornei Gerente de Desenvolvimento de Aplicações da InPhonex, e quando abríamos vagas para novos desenvolvedores a minha preocupação se agravava ainda mais. Era, e ainda é, muito difícil encontrar profissionais que utilizam PHP com qualidade. Isto me levou a agregar mais idéias à idéia do Censo. Os dados do Censo agora não serviriam apenas para mostrar a realidade do mercado. Estes dados poderiam ser utilizados em parceria com os grupos de usuários e empresas para capacitar mais profissionais! Pois sabendo quais as deficiências de cada região, os grupos locais podem atuar nestas deficiências e reverter o quadro.

Em 2007, em uma conversa com o Galvão, expus esta minha idéia e ele também me revelou outra, a de criar um registro de profissionais no estilo “Linux Registered Users”. Então pensamos: que tal unir as duas idéias em uma só? E assim começamos :)

De 2007 pra cá, vimos utilizando os curtos períodos de tempo para discutir o projeto e tentar criar um sistema que fosse interessante para o público alvo. 2 anos se passaram e finalmente resolvemos realizar um pré-lançamento, que aconteceu no dia 6 de abril de 2009, e marcar uma data para o lançamento oficial do projeto, que acontecerá durante a PHP Conf.

Como sou um dos coordenadores do grupo PHP SC, participo também do grupo PHP Brasil Comunidades. Lá divulguei este nosso projeto e busquei o apoio dos demais Grupos de Usuários do páis. O apoio foi unânime! O que, aliás, me deixou muito feliz. Só tenho a agradecer aos meus colegas de profissão!

Menos de uma semana se passou e o projeto tem se mostrado muito bem aceito.

Se você ainda não participou, participe! http://www.phpcounter.org

E se possível, ajude a divulgar :)

Muito obrigado a todos que estão contribuindo com este projeto e direta ou indiretamente com o crescimento do mercado PHP no Brasil!

Posted in Português, Projetos.

Tagged with , , , , , , .


5 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Jonas Mendes Constante says

    Silvano,

    Parabéns pela iniciativa. Sucesso nos teus projetos pessoais e profissionais. Quando aparecer em SP me de um toque.

    Abs

  2. Vinicius says

    Ótima iniciativa. Tentei me inscrever agora, mas deu erro na página. Tentarei mais tarde.

    E parabéns pela nova cara do blog.

  3. Coimbra says

    Silvano,
    Parabéns mesmo pela iniciativa, acabei de pesquisar e até ia me cadastrar, mas por bloqueio na empresa o site aparece na categoria “Pessoal/Backup em rede”. Bom chegando em casa me cadastro.
    Existe possibilidade de me dar uma dica de como criar meu contador?
    Agradeço pela resposta.

Continuing the Discussion

  1. PHP Counter - Censo Nacional de PHP - Blog do Tossulino | tossulino.com - Ideias, experiências, vivências e opiniões sobre TI, Scrum, CRM, Drupal linked to this post on 12/04/2009

    [...] ao Silvano e ao Galvão pelo projeto, que desde já podem contar com o meu apoio. O Silvano escreveu um post explicando o surgimento do projeto e se quiser saber mais informações, [...]

  2. Censo Nacional de PHP - PHP Counter | Profissionais TI linked to this post on 14/04/2009

    [...] Trata-se do Censo Nacional de PHP – batizado de PHP Counter – idealizado por dois monstros sagrados (by Fausto Silva) da programação PHP brasileira:  Silvado Girardi Jr em parceria com ER Galvão. Saiba mais como tudo começou aqui. [...]



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.