Crescimento pessoal e profissional

Eu acredito que se cidades pequenas, como por exemplo a minha cidade natal Rio Azul, no Paraná, investissem em ensinar aos jovens profissões que podem ser executadas através da internet, como: programação, design, marketing digital, produção de conteúdos, produção de vídeos, etc. o retorno econômico para a população seria visível a curto prazo. Os jovens não precisariam mais deixar a cidade em busca de melhores oportunidades e famílias de baixa renda poderiam buscar um futuro melhor.

A internet está cada vez mais acessível para todos, mas muita informação útil é ignorada pela maioria da população. Foi pensando nisso que montei a lista abaixo. São exemplos de sites e aplicativos que podem ajudar qualquer pessoa a crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Khan Academy

A Khan Academy é uma instituição americana sem fins lucrativos que tem como missão oferecer uma educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar.

O site oferece aulas de matemática, física, química, química orgânica, e biologia, além de aulas na área da saúde, engenharia, economia, computação, história, etc. A metodologia é muito divertida para crianças, adolescentes e até mesmo adultos (eu mesmo fiz várias aulas). Os alunos assistem a vídeos explicando um determinado assunto e então podem fazer testes para avaliar o que aprenderam. Em cada atividade os alunos ganham “pontos de energia” e conquistam medalhas de acordo com o progresso.

Se você tem interesse em aprender ou relembrar algum assunto, ou se tem crianças e adolescentes em casa, recomendo muito que deem uma olhada neste site. Professores também podem usar a plataforma para melhorar o ensino dentro de sala de aula.

Professores de vários países já utilizam a plataforma Khan Academy, inclusive no Brasil.

Acesse: https://pt.khanacademy.org

Udemy

A Udemy é uma plataforma online de cursos tanto gratuitos como cursos pagos, mas com preços bastante acessíveis.

Os assuntos são variados, como: negócios, TI, produtividade, desenvolvimento pessoal, design, marketing, fotografia, música, idiomas e muito mais. Se você tem vontade de se especializar em algo e seguir uma carreira, é bem provável que encontre cursos úteis para o seu objetivo aqui.

Nesta plataforma você também pode criar seu próprio curso, caso você tenha bastante conhecimento sobre uma determinada área, e assim ganhar dinheiro com a venda.

Acesse: https://www.udemy.com/?persist_locale&locale=pt_BR

Coursera

A Coursera também é uma plataforma online de cursos, porém os cursos são ministrados por professores conceituados das melhores universidades americanas. Existem cursos gratuitos e também pagos, porém os preços ainda são acessíveis para quem realmente busca investir em sua carreira.

Além de cursos específicos, como Inteligência Artificial ou Marketing Digital, a Coursera oferece também programas de mestrado.

Acesse: https://pt.coursera.org/courses

YouTube

Além de vídeos de música, gatos, pegadinhas e Youtubers, o YouTube possui muito conteúdo interessante e gratuito.

Desde aulas de inglês, programação, educação financeira, até culinária, carpintaria, pintura, escultura, meditação, etc. Se você focar em assuntos que são importantes para o seu crescimento pessoal e profissional, usando a busca você consegue encontrar bastante conteúdo para aprimorar seus conhecimentos.

Acesse: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Duolingo (app)

Duolingo é um aplicativo gratuito para aprender idiomas. A metodologia é muito divertida e existem diversos idiomas disponíveis. As aulas são simples e você consegue acompanhar seu próprio progresso e ainda competir com suas amigas e amigos para ter aquela motivação tão importante.

Lembrando: é de graça!

Acesse: https://pt.duolingo.com/

Deixe seu comentário abaixo caso tenha dúvidas ou queira deixar outros sites e aplicativos interessantes.

* Este post foi criado como complemento de uma fanzine publicada no Paraná.

 

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *