memcached e AppCache for PHP5

Inicialmente uma breve história de como comecei a usar o memcached.

Há alguns meses, na empresa onde trabalho, precisamos encontrar uma solução mais eficiente para trabalhar com sessions compartilhadas entre multiplos servidores. Estavamos utilizando arquivos em NFS, o que é MUITO lento. Banco de dados era uma alternativa, mas somente em último caso.

Então compramos inicialmente duas licenças (nada baratas) do Zend Platform para utilizar o tão (a princípio) maravilhoso Zend Session Clustering! Depois de várias tentativas para fazê-lo funcionar nos dois servidores, pedindo auxílio ao suporte técnico da Zend (que demorava para responder e quando respondiam não ajudavam em nada), decidimos então parar de perder tempo com eles (2 meses), pedimos o dinheiro de volta e partimos para outra solução. Foi aí que encontramos o memcached e então implementei um session_handler sobre ele.

Resumidamente falando, o memcached trabalha diretamente com a memória RAM. Com ele você pode salvar qualquer informação diretamente na memória. Se você encontrar algo mais rápido que isso, me avise! 🙂

Para mais informações sobre o memcached acesse: http://danga.com/memcached/

Hoje um amigo me enviou esse link: http://lab.arc90.com/2007/06/appcache_for_php5.php e achei ser interessante compartilhá-lo com vocês.

É uma ótima ferramenta para trabalhar com memcached. Você simplesmente passa para ele os hosts que têm o daemon rodando e trabalha diretamente com ele como um objeto qualquer! MUITO mais prático que trabalhar diretamente com a aplicação, enviando comandos via socket 🙂

Espero que lhe seja útil!

Abraço!

One Response to “memcached e AppCache for PHP5”

  1. Franciel Dors Says:

    Olá òtimo artigo.
    Pode me informar algum servidor compartilhado q suporte memcached?

Leave a Reply