Censo Nacional de PHP e PHP Counter

Hoje vou lhes contar brevemente como surgiu a idéia do PHP Counter, porém contando a minha versão até onde iniciou a parceria com o Er Galvão.

Eu trabalho profissionalmente com PHP desde 2001, e ao longo destes anos fui identificando algumas tendências e preocupações entre os profissionais que também utilizam o PHP.
Em 2006 escrevi um artigo no PHPBrasil.com, que teve muito sucesso e interesse: http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/1286, falando de uma forma subjetiva em como eu via a situação do nosso mercado.

O artigo se espalhou por vários sites e inclusive trouxe muitos visitantes para o meu blog: http://www.silvano.pro.br/2006/07/09/quanto-vale-um-programador-php/

Porém, eu considero meu artigo bastante incompleto, porque não mostra objetivamente a situação do mercado. Muitas pessoas notaram isto e perguntaram nos comentários, e então comecei a pensar em como conseguir estes dados para que eu pudesse escrever um novo artigo, mostrando a realidade com números.

Eis que surgiu então a idéia de criar um Censo Nacional de PHP, buscando a participação do maior número possível dos profissionais da área. Mas isto aconteceu há três anos e desde então eu procurava tempo e disposição para colocar o projeto em prática.

Há dois anos me tornei Gerente de Desenvolvimento de Aplicações da InPhonex, e quando abríamos vagas para novos desenvolvedores a minha preocupação se agravava ainda mais. Era, e ainda é, muito difícil encontrar profissionais que utilizam PHP com qualidade. Isto me levou a agregar mais idéias à idéia do Censo. Os dados do Censo agora não serviriam apenas para mostrar a realidade do mercado. Estes dados poderiam ser utilizados em parceria com os grupos de usuários e empresas para capacitar mais profissionais! Pois sabendo quais as deficiências de cada região, os grupos locais podem atuar nestas deficiências e reverter o quadro.

Em 2007, em uma conversa com o Galvão, expus esta minha idéia e ele também me revelou outra, a de criar um registro de profissionais no estilo “Linux Registered Users”. Então pensamos: que tal unir as duas idéias em uma só? E assim começamos 🙂

De 2007 pra cá, vimos utilizando os curtos períodos de tempo para discutir o projeto e tentar criar um sistema que fosse interessante para o público alvo. 2 anos se passaram e finalmente resolvemos realizar um pré-lançamento, que aconteceu no dia 6 de abril de 2009, e marcar uma data para o lançamento oficial do projeto, que acontecerá durante a PHP Conf.

Como sou um dos coordenadores do grupo PHP SC, participo também do grupo PHP Brasil Comunidades. Lá divulguei este nosso projeto e busquei o apoio dos demais Grupos de Usuários do páis. O apoio foi unânime! O que, aliás, me deixou muito feliz. Só tenho a agradecer aos meus colegas de profissão!

Menos de uma semana se passou e o projeto tem se mostrado muito bem aceito.

Se você ainda não participou, participe! http://www.phpcounter.org

E se possível, ajude a divulgar 🙂

Muito obrigado a todos que estão contribuindo com este projeto e direta ou indiretamente com o crescimento do mercado PHP no Brasil!

5 thoughts on “Censo Nacional de PHP e PHP Counter

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *