Skip to content


Quanto vale um programador PHP?

Este post tem como foco os profissionais que trabalham com PHP.

Este assunto é algo que sempre esteve presente na minha vida profissional e provavelmente na da maioria de vocês. Quanto realmente vale um programador PHP?

Quantos de vocês já compararam seus salários com programadores Java?
A discrepância, na grande maioria dos casos, é enorme!

Assim como Ben Ramsey (que escreveu sobre o mesmo assunto em seu blog http://benramsey.com/archives/acceptable-rates-for-php-programmers/, o que me levou a escrever sobre este assunto, pois até então eu acreditava que o problema era somente brasileiro) eu concordo que programadores PHP deveriam ser pagos da mesma maneira que pagam programadores Java.
O grande problema é que qualquer pessoa pode se dizer programador PHP, mas nem todos programam bem. O que acontece hoje em dia é que qualquer pessoa pode ler um ou dois artigos / tutoriais e sair “programando”, pois o PHP permite essa facilidade por ser uma linguagem mais “fácil”. Esse “fácil” engloba muitos aspectos:

– “fácil” no sentido de ser uma linguagem sem muita “frescura”, como, por exemplo, posso citar o fato de que uma variável $x pode ser qualquer coisa: um número, uma string, um array, um booleano, etc.

– “fácil” no sentido do fácil acesso: gratuito, com uma documentação excelente disponível na Internet, você pode fazer muitas coisas (acessar banco de dados, criar imagens, criar arquivos, etc) com poucas linhas de código. Sem falar que não precisa compilar e tudo mais.

– etc.
Assim, temos MUITOS programadores PHP, mas POUCOS programadores BONS.

E o que acaba acontecendo é que os novatos normalmente aceitam salários baixos para fazer o trabalho, o que se mostra mais atrativo para as empresas. Com isso, o mercado vai afundando junto, pois quem realmente entende acaba recebendo um valor bem abaixo do que seria justo.
Para as empresas isso também é ruim. O produto final, site ou sistema, pode até funcionar da mesma maneira que funcionaria sendo desenvolvido por alguém experiente, mas com toda certeza o resultado final não vai ser o mesmo. Seria muito mais interessante para a empresa contratar um bom programador e pagar um valor justo para ter seu sistema 100%, do que contratar alguém inexperiente e ter um sistema cheio de vulnerabilidades, de difícil manutenção e futuramente acabar necessitando contratar outro programador para refazer o serviço.
Felizmente algumas atitudes vêm sendo tomadas para melhorar esse caso. Uma delas é a certificação da Zend, que ainda não faz tanta diferença assim, mas que logo, logo vai ser imprescindível. Outro fato importante é o do PHP estar evoluindo. PHP5 já evoluiu muito e logo mais vem o PHP6. Querendo ou não os novatos estão tendo que se especializar… aprender sobre orientação a objetos e tudo mais.
Para finalizar, gostaria de propor alguma maneira de mudarmos essa imagem!

Precisamos mostrar a todos que PHP é sim uma linguagem poderosa e que está sendo e que deve ser utilizada por grandes empresas.

Seria interessante também que os programadores não se sujeitassem a valores tão baixos. Entendo que isso envolve outras coisas, mas se nos unirmos provavelmente vamos melhorar este quadro.

Procurem sempre se especializar! Se vocês trabalham em uma empresa qualquer de criação de sites, provavelmente vocês não precisem se preocupar tanto com questões de performance, por exemplo. Mas se vocês pretenderem mudar para outro nível para mostrar novas possibilidades para a empresa que trabalha ou entrar em outra que vá pagar mais e que tenha uma aplicação em PHP que precisará de manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades, tendo em mente que existem milhares de acessos por dia, vocês serão obrigados a se especializar.

Vale lembrar que um erro bobo que impeça a aplicação de rodar por alguns minutos, ou um segundo de execução a mais no código, ou então alguns KBs a mais, inevitavelmente implicará em perda de clientes e / ou dinheiro.
Ninguém melhor que nós mesmos para sabermos o valor do nosso trabalho.

Pois então que assim seja! Vamos nos valorizar!

Posted in PHP, Português, Work.


50 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. _djhonyy says

    eh mesmo cara, passei pelo mesmo problema… explicar que fucinho de porco nao eh tomada eh foda…

  2. Anônimo says

    O problema é que ninguem liga a minima desde que o treco funcione; voce vai ter certificação zend e o diabo as quatro, vai chegar um mané, fazer porco na metade do tempo e vai funcionar e vc fala o que? que o sistema nao é tão seguro, eficiente e bonito como ficaria o seu?

    Não tem muito o que fazer, é como a MAC tentou fazendo propaganda:

    Qual o argumento para se ter um Mac? ele é melhor, é mais estavel, é mais robusto …….. agora me diz quando isto fez ele vencer PC em marketing …

    PC é mais barato, qualquer anta sabe mecher, qualquer idiota faz manutenção, e vende feito banana.

    O que importa é DINHEIRO – Money makes the world go around

    Vc tem que inventar um modo de por na cabeça dos decision-making que ter um profissional de verdade php vai ser bom monetariamente para eles, e nao que é mais bonito.

    E ai o problema, novamente, é que 90% dos decision-making pensam só a curto prazo, e a curto prazo significa entregar o treco o mais rapido possivel = qualquer mané faz.

    Só lá na frente em grandes projetos eles notam a diferença que faz o cara que SABE do cara que MECHE com PHP. E ai é tarde demais. Talvez grandes empresas, no futuro, começando a se tocar, comecem a exigir certificação e dêem um valor maior, mas até lá, nós como programadores não podemos fazer muito além de nossa parte: fazer direito e mostrar que quando a gente faz, não precisa refazer, fica bem feito. Com o tempo – esperamos – os decision-making se tocam … ou não.

    Veja, todo mundo falando que não se deve usar register on mas tem gente que INSISTE EM USAR porque é mais facil *cof cof* e tem preguiça de reescrever codigo para ficar mais seguro e rebusto *cof cof* … ta ai algo que se pode fazer =p

  3. ploc says

    Na realidade este artigo pode muito bem ser aplicado a QUALQUER ÁREA do nosso mercado de informática.

    A prostituição de preços transforma um serviço de qualidade em um grande leilão.

    Parabéns pelo artigo, além de ótimo programador és fera com as letras.

    Abração

  4. Flavio says

    Antes, parabéns Silvano!

    O importante também é conscientizar as empresas contratantes de que um bom profissional, treinado, certificado e tralálá, faz diferença… uma baita diferença.

    Acontece muito das empresas contratarem seus programadores na hora do aperto… daí acontece que não existe nenhum processo seletivo, nenhum teste… só se confia no currículo, e sabemos muito bem que tudo cabe numa folha de papel.

    Assim como todo mercado, área ou nicho, aqueles que desejam manter uma coesão, um padrão mínimo de qualidade / certificação devem se unir e formar associações idôneas (bonito quando se fala…). Tem lá seus problemas, no entanto, é uma forma de desacelerar a tendência de banalização da profissão.

    Conscientizar: acho que é uma palavra chave. Muitas vezes as linhas de código ficam escondidas para os de quem aprova. Pode funcionar, mas não por muito tempo ou então funcionar de maneira incorreta ou incoerente, mas para um chefe que não entende nada o importante é que em meia dúzias de cliques o sistema funfe diretinho…

  5. Marcelo Araujo says

    Espero que esta realidade mude!

    Nao gostaria que fosse criado um conselho de informatica para educar o mercado!

    🙂

    Abraco,

    Marcelo Araujo

  6. Fabio says

    Dae Sil,

    Concordo plenamente, Acho uma puta de uma sacanagem estes gurizinhos ai que fazem um curso no senac com 5 aulinhas de web e se auto intitulam-se programadores….
    É uma bosta…. já perdi alguns empregos e até freela por estas pessoas que cobraram 250 pila por um sistema que no mínimo deveria ser cobrado uns 1.000.

  7. ataliba says

    É, infelizmente o mercado de informática está altamente prostituido, pela falta de uma regulamentação séria.

  8. Jonas Mendes says

    Primeiramente Silvano, parabéns pelo artigo, muito bom mesmo! Com relação a quanto vale um programador em PHP, vejo isso um pouco mais além, quanto vale um programador? Seja em PHP, Java, C#, etc.. Na minha visão as linguagens atuais são muito parecidas, tanto em performace quanto eu manutenção futura dos softwares. Se métodos de desenvolvimento de software forem aplicados com qualidade o resultado tende a ser bom, independente da plataforma escolhida ou da linguagem de programação.

    Acredito que os analistas e programadores precisam se valorizar mais porque eles são os novos construtores do mundo, os novos engenheiros dessa nossa era. Qualquer empresa que esteja globalmente conectada e que pense no futuro precisara de um bom sistema web para atingir suas metas. Resumindo a profissão os programdores é essencial e precisa ser valorizada.

    Vejo a linguagem de programação como uma ferramenta, e o programador como um agente de mudança, temos que focar a valorização do programador e não da linguagem que o mesmo programa.

    Pode ser uma visão muito idealista e díficil de ser aplicada, dado a condição econômica do nosso país, mas desde que me formei em computação não aceito fazer trabalhos de programação por valores irrisórios pagos pelo mercado. Podemos perder determinados projetos no curto prazo, mas cada um fazendo a sua parte poderemos mudar a visão e o valor do programador no longo prazo.

    Acho que até repeti algumas palavras tuas, mas eu estava com vontade de me expressar heeh. Abração

  9. Marcelo Toscano says

    Isso ai muito bem dito, só não sei qual a dificuldade que nós programadores PHP temos de promover estas idéias.
    Estou organizando um evento bem no estilo do PHP DAY, e seria muito interessante ter alguém que pudesse falar, ou escrever mais sobre este assunto.
    O PHPDAY está somente do site http://www.phpday.com.br que ainda é somente um wiki e que posteriormente possa se tornar o evento.

  10. Murilo says

    Ok ok, concordo com vocês.

    Mas, então, quem não é formado e tem trocentos comprovantes de sua ‘fodoneza’ não deveria conseguir emprego nenhum?

    Eu ‘mecho’ com PHP, aprendi sozinho pra passar o tempo, e agora estou fazendo faculdade.

    Devo deixar de ganhar dinheiro para que vocês ganhem? e como eu pago minha faculdade?

    =4a7d3d609129a9296bf7ac0608c2097

    Acho que não é assim que funciona. Se o empresa prefere pagar mais barato por um serviço não-tão-bom, ela está no direito dela.

    Só porque o produto X não é tão bom quanto o Y, ele deve ser tirado do mercado?

    pift

  11. renato pereira says

    Trabalho a 15 anos na área e com experiências em empresas de todos os tamanhos, para botar fogo nesta discussão, a diferença do disparete do programador Java com um PHP é simples, eles são unidos, formaram comunidades fechadas, empresas ou head-hunters buscam um profissionais dentro desta comunidades, eles se comunicam entre eles e acabam determinado os preços como referência de mercado, indicam serviços aos participantes dos grupos, criam seminários, workshops, contudo são organizados a organiação traz o sucesso, a Sun está caminhando para o Open Source.

    Contudo acho que o PHP é uma ferramenta tão poderosa quanto o Java, devidos as aplicações dos mercados, compiladores que já estão no mercado, é um linguagem que está em plena evolução, tem um defeito grave na mudanças de versões como do PHP 4 para o 5 e da futura versão 6, é uma dor de cabeça que alguns códigos, não funcionam na atualização de versão é uma dor de cabeça para acertar os códigos nesses aspectos, mais está crescendo.

    Pessoal a união faz a diferença, montem algum grupo de discussões como por exemplo do pessoal do ProPHP SP, http://www.prophp.com.br, se organizem em suas regiões levantem a bandeira desta linguagem que com isso o networking entre amigos, empresas, juntamente com a troca de conhecimento entre todos os participantes é possível agregar preços aos serviços prestados, e através de grupos moderados é possível fazer a diferença e de indicar a seus futuros clientes da qualificação de seus componentes.

    Pode ser uma visão sulrrealista, mais união, organização é o caminho para o sucesso e a valorização dos profissionais de nossa áres

  12. marcelo nascimento says

    sou iniciante em php e quero dizer q nos especializamos por melhores salarios e esquecemos de analizar mercado, preço etc..
    e ficamos discutindo quem sabe maais e esquecemos da união

  13. Cleber Campos says

    Bom, é um problema mesmo.
    Isso nao acontece só na area de informatica, acontece em outras areas tambem.
    Quem nunca ouviu um caso de que o “pedreiro” foi consertar um vazamento e complicou toda a estrutura da casa, ou entao, o
    “mecanico” arrumou seu carro que horas depois de voce sair da oficina o carro parou.
    Eu creio que essa discussao tem dois lados.
    Voce Cliente
    Voce Fornecedor

    Porque nao adianta todos os desenvolvedores terem a conciencia de que todos aqui tem, sem ao menos voce na posicao de cliente nao busca por um bom profissional.

    Pensem bem, quem de voces nunca buscou por um desses “despreparados”?

    É importante se valorizar e valorizar os bons profissionais, muitas empresas sabem disso, mas sempre caem na tentacao de um baixo preço.

    Eu já fiz um sistema de cadastro de clientes por uma ninharia que me pegou muito tempo…me arrependi mas aprendi que nao devo me desvalorizar por que depois o prejuiço é enorme. Quem perde sou eu…. Afinal, tempo também é dinheiro.

  14. Criação de Sites says

    Muito legal seu site. parabéns…

  15. Cradim says

    Preciso de um Programador….
    URGENTE
    MEU MSN: cradim@msn.com

  16. PHP PHIL CAND says

    Qual seria o preço então – estamos precisando programdores para projétos.

  17. MARCELO says

    – Tive cinco estagiario, assim que os mesmo começaram a “caminhar com a linguagem PHP” fui pra rua estou desempregado …..estou no interior de SP , numa cidade chamado Amparo perto de Campinas-sp.

  18. Elfrancio Granjense says

    è bom pensar no tempo que levara um projeto e cobrar de R$ 25 a R$ 50 a hora executada. Acredito que ficaria bom. Claro, só funcionaria se todos fizessem assim.

  19. Izaias Almeida says

    Boa noite, tenho um site, com 3 meses, estou recebendo cerca de 2000 visitas por dia, e estou precisando de um programador php bom, bonito e barato.
    Aguardo contato de algum interessado.
    E-mail: izaiasqalmeida no gmail ponto com

  20. Julio Cezar says

    Este post compartilha a mesma ideia: http://anacarol.blog.br/?p=214

  21. Rafael Sarti says

    Bom eu sou programador PHP, e tenho uma certa experiencia de 4 anos de linguagem e programação não só em PHP.
    E eu tenho uma posição diferente do topico, acredito que o dinheiro é consequencia de um bom trabalho e não que todos os programadores sem experiencia não podem aceitar um trabalho menos remunerado, que a chance de crescimento, ganho de conhecimento são coisas que vai se espelhar do seu trabalho

  22. Renato Cardoso says

    Programador PHP Pleno – SP

    A iNova Digital, empresa localizada próxima ao metrô Conceição, procura um profissional que resida em São Paulo e tenha conhecimento sólido de MVC, OOP, PHP, AJAX e MySQL, com experiência mínima de 3 anos.

    • regime CLT com VT + VR + Férias + 13o
    • Salário + benefícios em torno de R$2.400,00 ou R$3.000,00 como PJ

    Para participar da seleção, por favor, acesse: http://inovadigital.com/ivagas/php/ ou escreva para vagas@inovadigital.com

    Obrigado!
    Renato Cardoso

  23. Mauricio Biasotto says

    muito bom esse post, eu trabalho como freelancer, não vou dizer que meus preço são os que deveria ser, porque se não passo fome, se eu mando muito “alto” o cliente fala que tem um orçamento na mão pela metade, dai acabo perdendo, então tenho cobrado um pouco a menos do que deveria ser mesmo, assim fica uma diferença pequena com as outras proposta.

  24. Arnaldo Machado says

    Nada como o tempo, quando passei do grande porte para a microinformática em 1979 (com o COBRA 400), ainda estava bom, mas quando se popularizou ficou terrível, com aquela frase “meu sobrinho que está no colegial também faz”, e aí veio a fase boa, consertar os emaranhados nefastos feito pelos que mexem com..
    Depois fui para a web em 1995 e quebrei a cara, quando voltei do EUA todos os gerentes eram garotões totalmente sem experiência, hoje concerto grandes sistemas críticos, pis adora dar manutençaõ em colchas de retalhos e que não tenham nenhuma documentação, afinal me lembro quando programava Fortran e fazia teias de aranha com variáveis wa, wb, wc, wd…
    Hoje ganho mais de que muitos programadores Java.

  25. Lucas says

    Excelente post,

    temos que provar que PHP é uma linguagem poderosíssima q se for bem utilizada pode gerar sites/sistemas muito profissionais…

    abss

  26. Jaca Sapo says

    Acho que o programador java ganha mais pq digita muito mais que o programador php. Recebe dois salários. Programador e Digitador.
    A final de contas, fazer uma calculadora com mais de 100 linhas não é pra qualquer um…

  27. marcus says

    preciso de um programador php para free

    profmoreck@hotmail.com

  28. Gustavo Zec says

    Boa noite,

    Você se interesa para fazer trabalhos freelas?
    Se sim, por favor entre em contato.

    Att

    Gustavo Zec

  29. Guilherme says

    Preciso de um programador php para free

    masek@ig.com.br

  30. Neomarkets says

    A neomarkets, esta contratando programador PHP com conhecimentos em AJAX, CSS, HTML, MYSQL é importante que o proficional tenho conhecimento avançado em PHP. enviar e-mail com cúrriculo para dsuares@neomarkets.com.br com pretenção salarial

  31. JOSÉ LOPES says

    PRECISO DE UM PROGRAMADOR PHP PARA TRABALHOS FREE

  32. victor garcia says

    estou precisando de programador PHP free…
    algum interessado mandar email para
    victor@victorgarcia.com.br
    ou entrar no site http://www.victorgarcia.com.br

  33. Quemuel Aquino says

    Sr José,
    Boa noite!

    Vi seu anúncio em um web site procurando por um programador Free Lancer.

    Tenho 8 anos de experiência em Sistemas, com conhecimento nas seguintes linguagens:

    PHP, ASP, Delphi, Java, C, C++, utilizando os Bancos MySQL, SQL, Oracle, entre outros.

    Caso ainda tenha interesse em um desenvolvedor, por gentileza, me contacte através do site painelhost.com. Estou disponível para serviços full time.

    Desde já lhe agradeço pela oportunidade.

    Atenciosamente,

    Quemuel Aquino
    Painelhost.com

  34. PAULO JARDEL says

    Procuro programador php avançado
    Tenho um projeto online que falta apenas fazer o sistema funcionar
    é um site parecido com esse http://www.boadica.com.br/iniciopreco.asp
    porém não tem nada a ver com informática…

    O programador vai ganhar a grana conforme ela vai entrando, ganhos superiores aos serviços prestados…

    me adicionem no skype : suporte2008

  35. heber says

    a questao e que nao existe progamador php , pq o verdadeiro programador nao se fixa em uma tecnologia, aqueles que so mexem com php seriam tipo “pessoas tentando virar programdor ”
    por isso pagam tao barato.

  36. Robson says

    Apesar de ser um tópico antigo, percebo que gera comentários até hoje.
    Excelente questão levantada.

    Isso acontece em todas as profissões, sempre haverá alguem oferecendo o mesmo (ou quase o mesmo) serviço por um valor menor. Na área médica por exemplo, inúmeros profissionais americanos estão perdendo emprego para empresas terceirizadas especializadas em exames e diagnósticos na INDIA.

    Fábricas estão terceirizando a produção para a CHINA. Enfim, esta tendência não é animadora para muitos. Ainda mais nesta “crise” internacional, é grande a busca por melhores profissionais/produtos por menores preços, e acreditem, existe.

    Voltando ao assunto (PHP), alguns dias atrás recebi um infame orçamento no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para desenvolvimento de um simples sistema em PHP, e levariam cerca de 6 meses para entregar o projeto. (Percebam os dois lados da moeda).

    Nâo irei discutir a qualidade do sistema que seria desenvolvido por esta empresa, porém, para a necessidade de minha empresa e pela complexidade do projeto, está realmente fora da realidade.

    Estou a procura de profissionais liberais de Curitiba/PR para desenvolvimento do sistema. Caso existam interessados, favor entrar em contato por email.

    robson@locusmundi.com.br

    Att.
    Robson

  37. Equipe Vision says

    Desenvolvo sistemas php com profissionalidade e perfeição a preço justo, interessados favor entrar em contato:
    leo.majowka@gmail.com

  38. Sérgio says

    Tb desenvolvo sistemas com preços justos.
    Trabalho com desenvolvimento deste 1987, ñ sou designer, sou programador PHP+MySQL, css, apache, ajax, até aí tudo normal, mas desenhinhos são são minha praia.
    Quer um software aplicativo para sua empresa, entre em contato.
    sergio@igoncalves.com.br

  39. Cleiton Alves says

    Acabou que até agora não sei a diferença de um programador php junior, pleno e senior…
    O que deve saber cada um desses profissionais?
    Só o tempo de experiência não serve de base…
    Digam quais os salários nas suas regiões

  40. admin says

    @Cleiton,
    é para esta razão que foi criado o PHP Counter. Somente assim conseguiremos ter números para informar.

    Para mais informações, acesse o post: http://www.silvano.pro.br/2009/04/12/censo-nacional-de-php-e-php-counter/

  41. Mauricio Biasotto says

    Ótimo post

    PHP é uma linguagem que não deixa a desejar nada para as outras, com mesmas qualidades e produtividade.

    Abraço

  42. José Augusto Goes says

    Preciso de um Programador em PHP, para melhorar um aplicativo do meu SITE.

  43. Frederico Cruz says

    NA MINHA OPNIÃO, EXISTE SIM PROSTITUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO… ESTÃO COBRANDO PREÇOS CADA VEZ MAIS BAIXOS POR SERVIÇOS E QUEM PERDE SOMOS NÓS QUE ESTUDAMOS, PASSAMOS POR FACULDADE E TUDO MAIS.

    LINGUAGEM NENHUMA TEM PREÇO, O PREÇO É SIM APLICADO A UM BOM SISTEMA INDEPENDENTEMENTE DE LINGUAGEM.

  44. Elton says

    A culpa disso é da maioria de vocês mesmos, de ensinar tão facilmente web a fora, os “segredos industriais”, e hj termos tantas pessoas aprendendo em minutos, oq levamos meses pra prender, códigos prontos, receitas de bolo, tudo oq se pesquisa no google, colocado pelos antigos programadores, está sendo a ruína de todos nós!

  45. Yumi says

    Boa tarde,

    Preciso urgente de um programador de PHP ou que saiba fazer a integração de Delphi e PHP, que resida em São Paulo.

    Obrigada,

    Yumi

  46. jovy says

    Olá pessoal … sou designer Se alguém estiver precisando podemos trocar serviços…

    Abs..

  47. Sérgio Santos says

    Nossa, este assunto dá pano para manga. Nos últimos tempos tentei trabalhar para duas empresas, não suportei e sai de ambas para trabalhar freelancer.
    Razões:
    1º Salário de estagiário (estudo ciência da computação) sendo que ja sou programador php a 7 anos;
    2º Os empregadores não fazem a menor distinção entre aplicação e desing. Pior, querem fazer do programador (área de exatas) em designer (campo das artes).
    3º Junto com os programadores mediocres também vieram as empresas mediocres. Supostos empreendedores que prometem sites em tempos recordes. E em sua equipe contam com um estagiário de programação que tem que ser designer também. E tem que deixar tudo funcionando em no máximo uma semana.
    Parece exagero, mas este panorama está cada vez mais trágico, no meu caso estou procurando estudar outras linguagens para abrir um pouco o leque de opções, mas fico muito chateado com isto porque PHP é uma liguagem com a qual eu não só gosto de trabalhar mas também defendo como melhor opção para internet. E com as novas versões ela vem se tornando cada vez melhor. Infelismente cada vez sendo mais mau utilizada.
    1 ano atráz eu fiz um orçamento para um cliente do abretag. Como sabem no abretag nós oferecemos nosso valor e ele entra em leilão. Pedi R$ 5.000,00 por um sistema completo de gerenciamento empresarial. Outra pessoa veio e ofereceu R$700,00. Qual foi a atitude do cliente? Comprou o de R$700,00. Eu não baixei um centavo da minha proposta, pois só quem faz a coisa é que sabe o trabalho e as noites mal dormidas que tem que enfrentar para entregar dentro dos prazos. Passados 8 meses estava o email daquele mesmo cliente dizendo que o cara sumiu e o programa parou de funcionar.
    Bom, este eu acho que aprendeu a lição.
    Outro caso a ser analizado é que muitos destes supostos programadores php, nada mais fazem senão baixar aplicativos ja prontos na internet e entrega a empresa como obras suas. E este tipo não é raro enh! Não que eu seja contra a utilização de material pronto, pelo contrário, se o aplicativo é bom e ja está pronto melhor mesmo é utiizá-lo, mas entregando os créditos a quem os tem, mesmo por que nao uso o que pego para o sistema inteiro e sim para algumas partes que facilitam nossa vida e muitas vezes oferecem aquele suspiro de alívio por entregar no prazo.
    Mas acredito que os verdadeiros programadores não se dobram a qualquer salário e sabem como garantir sua fonte de renda estável. E quanto aos programadores mediocres, não há muito o que fazer, pois cedo ou tarde vão aprender uma vez que estão errando e devem estar vendo onde erraram. Já os falsos programadores (os que pegam aplicação pronta e taca lá de qualquer geito sem nem saber como funcionam de verdade), estes são sem futuro. Cedo ou tarde vão se dar conta da cagada que estão fazendo.
    Silvano! Parabéns cara!

  48. Lilian says

    Acredito que existe espaço para qualquer pessoa no mercado de trabalho, seja ela um ótimo programador ou não, para se programar não existe regras, mas sim uma lógica, uma vez que existem várias formas de se chegar ao mesmo lugar, eu programadora em PHP, e acho q o principal é a boa estruturação do banco de dados, pois é ele quem vai suportar o sistema…. pra mim é a base do projeto….
    O meu conhecimento não tem preço, quando eu coloco um preço em um site eu avalio o Design, o tempo em que foi gasto, e a quantidade de linguagens que tive q utilizar para finaliza-lo…. hoje em dia temos q saber de tudo um pouco e se especializar em fazer o melhor sem se preocupar com o que o outro está fazendo ou ganhando… pois assim perderia muito tempo pensando nisso….
    A forma como é colocado a venda de um site é que está muito ruim…. não existe um projeto por traz….
    Enquato que na verdade é necessário ter um projeto e saber como vende-lo…

  49. Lilian says

    Acho que sou a única mulher aqui!!!

1 2

Continuing the Discussion

  1. Censo Nacional de PHP e PHP Counter - Silvano Girardi Jr. linked to this post on 12/04/2009

    […] O artigo se espalhou por vários sites e inclusive trouxe muitos visitantes para o meu blog: http://www.silvano.pro.br/2006/07/09/quanto-vale-um-programador-php/ […]



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.